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Geek Marketing: como atrair o público “nerd”

O Geek Marketing está em franca expansão, o que acontece por conta do crescimento do mercado  que explora essa área e a cada ano cresce mais. Pesquisas neste setor informam que, por ano, 138 bilhões de reais são movimentados nesta área.

O conceito de “geek” mudou há muito tempo. Muitos pensam que eles ainda são aqueles jovens com um óculos fundo de garrafa, introvertido, sedentários e que gostam de assuntos alternativos. Mas eles “evoluiram”.

Os geeks agora são populares. Muitas pessoas gostam de assistir filmes de heróis, jogar jogos digitais, ama séries, entre muitas outras coisas que não eram consideradas populares num passado não muito distante.

Você quer entender como atrair esse público geek, que é cada vez maior, para a sua empresa? Se sim, então venha com a gente!

O que é geek?

Para começar a investir no mercado geek, é necessário conhecer com profundidade sobre as características desse público. 

Apaixonados por um estilo de vida, os geeks costumam influenciar tendências e geralmente criam uma relação muito próxima com marcas e personagens. Dessa forma, estes itens passam a se tornar parte da sua própria identidade, por isso, tamanha exigência na hora de adquirir produtos. 

Por esta razão, eles amam pré-estreias, objetos de edições limitadas ou exclusividade. 

Um apaixonado pelo filme “Star Wars”, por exemplo, costuma estudar detalhes sobre o longa, como seu histórico, direção e até como foi a produção. Depois do primeiro contato, eles desejam adquirir tudo que tenha alguma relação com a história, como: camisetas, canecas, bonecos, almofadas, entre outros. 

Diante desse cenário, observa-se que esse público pode ser explorado por diferentes mercados. 

Plataformas de streaming como Netflix, Amazon, HBO, estão investindo fortemente na criação de conteúdo para esse público. O que provoca uma manutenção das novidades que ajuda a manter a cultura geek sempre ativa e diversificada. 

Como atrair esse público?

Para atrair o público geek, é necessário desenvolver estratégias sobre o tema. Veja algumas dicas de como fazer isso abaixo:

1- Pesquise sobre o tema

A partir de um momento que vocẽ definiu qual assunto quer abordar na sua divulgação, procure estudar muito sobre o tema. Como mencionamos anteriormente, os geeks costumam se informar muito bem das coisas que gostam e você não vai querer cometer um “mico”, chamando algum personagem com o nome errado, ou confundir detalhes sobre o tema que ele ama. Isso pode gerar descrédito da sua marca e levar a estratégia “por água abaixo”.

Para evitar essa situação desagradável, procure qualquer tipo de informação sobre o tema. Livros, filmes, vídeos no Youtube, podcast e até as redes sociais, podem te ajudar nisso! 

2- Crie conteúdo de valor

Procure desenvolver conteúdos dinâmicos com vídeos diferentes e imagens criativas. Os geeks costumam ser muito visuais, por isso, valorize esse ponto na sua divulgação.

Mas, não se esqueça da qualidade da informação. Textos construídos de forma simples e sem detalhes não irão agradá-los. Dessa forma, investir em gatilhos mentais que se aproximam da cultura pop, pode ser uma excelente alternativa. 

3- Contrate influenciadores 

Se a sua empresa tiver recursos suficientes para o desenvolvimento dessa estratégia, procure contratar influenciadores especializados nessa cultura pop.

Atualmente, existem perfis de diversos tamanhos e valores, procure alguma referência que se adeque aos seus objetivos, persona e recursos financeiros e invista nesse profissional.

Os geeks costumam acompanhar fielmente estes influenciadores, e essa parceria pode trazer leads importantes para a sua empresa. 

4- Ofereça novidades

Sempre à frente do mercado, esse público procura se informar muito bem dos lançamentos com antecedência e cobrar o timing adequado das marcas.

Por isso, esteja sempre atento às atualidades do setor e procure criar um calendário com lançamentos de coleções e campanhas com temas e conteúdos variados. 

E não se esqueça de promover a “experiência de compra”,  fator importantíssimo para esse consumidor exigente e hiperconectado. 

Em uma data específica, você pode oferecer um produto atrelado à compra com ações inusitadas, como oferecer um quadrinho menos conhecido na compra de um HQ clássico ou oferecer algum produto de decoração temático na aquisição de um determinado serviço da sua empresa, entre outros. 

5. Crie estratégias para as redes sociais 

Hiperconectados, os geeks gostam de se comunicar nas redes sociais, trocando informações em grupos e fóruns. 

Por isso, desenvolva estratégias para trabalhar nesses canais e torne elas parceiras na sua divulgação.

6- Treine sua equipe

Os geeks são consumidores exigentes, por isso, é preciso capacitar os funcionários que vão interagir com eles, seja na modalidade online ou presencial. 

Treine as pessoas para oferecer informações detalhadas sobre os produtos ou serviços. Além disso, é preciso ter empatia e ser atencioso para divulgar sobre os lançamentos, oferecer sugestões ou ainda cativá-los a conhecer a marca. 

7- Mantenha o público ativo

Procure manter o relacionamento com os geeks o máximo possível. Faça uma base de contatos de consumidores ou leads e procure enviar conteúdo para eles, mas sem abarrotar a caixa de e-mails ou directs, viu? Pois, isso pode provocar efeito contrário.

Determine uma certa periodicidade para enviar newsletters com lançamentos e textos sobre filmes, séries, jogos de videogames, ou assuntos que possam interessar a essa persona.

Contudo, vale ressaltar que esse nicho promete continuar crescendo e investir nesse público pode ser uma excelente alternativa para sua empresa.

Eu sei que você gostou de ler sobre Geek Marketing e como atrair o público nerd, então acesse o blog Investidores S/A para ler mais conteúdos como esse e muitas outras coisas.

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