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Cruella - Marketing

Cruella: Vilã da moda sabe usar o poder do Marketing

Quando se trata de vilões icônicos da Disney com bom estilo, Cruella ganha em disparado pelo seu amor à moda, glamour e o bom gosto. Fomos apresentados a várias facetas durante ao longo do tempo, tanto nas animações quanto nos filmes.  

A animação 101 Dálmatas (1961) e o filme inspirado nesta obra (1996) mostram que a vilã Cruella só se importa com duas coisas: peles e a si própria.  

Narcisista? Sim.  

Cruel? Com certeza, não é à toa que ela possui um nome tão vil.  

Glamorosa? 100%, no entanto não dá para passar pano para essa versão que não enxerga a verdadeira maldade de matar seres tão inocentes para fazer roupas com peles e ah de alguém contrariá-la, ela não descansa até conseguir o que quer.  

Agora, temos a nova versão baseado na história da Cruella (2021) e a origem da sua maldade, onde mostra que ninguém nasce com o destino de ser herói ou vilão, mas é fundamentado pela história, escolhas e como o meio externo influencia na sua formação como pessoa.

Mostrou uma faceta nunca antes explorada trazendo certa humanidade à vilã que é difícil não simpatizar com ela e entender as suas atitudes de não perder o controle da situação e mostrar que é um erro subestimá-la, principalmente, quando se trata da verdade sobre o seu passado e do mundo da moda. 

“Uma história triste. Garota genial vira uma garota burra, que provoca a morte da mãe e acaba sozinha”. – Cruella.

Desde garotinha, ela sonha entrar no mundo glamoroso da moda por influência da sua mãe que trouxe um pedacinho deste mundo a ela. O filme mostra duas facetas da vilã: 

  • Estella, a garota determinada, criativa e cheia de sonhos que teve a tragédia de perder a mãe e passou a viver em Londres ao lado dos seus mais novos amigos; 
  • Cruella, a mulher rebelde, amante por quebrar regras e vingativa, por onde passa deixa um rastro de destruição e glamour (ela consegue fazer essa proeza de juntar o caos com o resplendor). 

Se você nunca assistiu ao filme ou reparou nos detalhes das estratégias que ela utiliza para reforçar a sua imagem e marca, então confira como Cruella faz uso do Marketing para todos conhecerem o seu nome em meio a revolução do punk rock, nos anos 70.  

Cruella de Vil: Anti-heroína ou a verdadeira vilã da história?  

Cruella - Marketing

Como você já deve ter lido no texto acima, Estella (Emma Stone) perdeu a sua mãe muito nova e virou órfã, ela continuou com o plano de morar em Londres, lá ela conhece dois meninos órfãos que acabam se tornando sua nova família, Jasper (Joel Fry) e Horace (Paul Walter Hause).  

Ela deixou de estar sozinha e viveu na companhia desses dois e aprendeu a roubar para poderem sobreviver na sedutora Londres, uma das cidades em que a moda tem o seu grande destaque.  

No entanto, a paixão pela moda continua viva para se tornar a melhor estilista do ramo e quando ela consegue a oportunidade de trabalhar em uma das lojas da Baronesa Von Hellman (Emma Thompson) mesmo que não da forma como ela deseja, Estella aproveita a chance para chamar atenção e a sua visão única para tornar o diferente em algo especial, chamativo e espetacular. 

O seu feito traz sucesso e as portas se abrem para ela com novas oportunidades para explorar, a Baronesa acaba a tornando como um braço direito ao ver o talento da garota, no entanto, como toda boa história cheia de reviravoltas, as duas que pareciam se entender tão bem como mentora e aprendiz, se tornam rivais no mundo da moda.  

“Eu sou mulher, me ouça rugir.” – Cruella. 

Cruella descobre que a sua vida poderia ser diferente se a Baronesa não tivesse interferido no passado e assassinado a sua mãe, portanto, ela mostra como comandar no mundo do empreendedorismo feminino de tal forma para quebrar tabus e trazer a moda com outra perspectiva para a época que a sociedade estava vivendo, valorizando o diferente e o moderno.  

A garotinha fica no passado para que a mulher pudesse ser a sua melhor versão, assumindo a sua verdadeira personalidade e disposta a fazer sacrifícios em nome da vingança e ser leal a sua família.  

A moda não é apenas um ramo com passarelas, roupas lindas e chamativas, além de pessoas dispostas a seguir as novas tendências com único perigo que um dia você pode estar nas trends das redes sociais e o seu público usar a sua marca e no outro dia ninguém fazer a mínima ideia de quem você seja, restando apenas uma vaga lembrança.  

Esse mercado levou pessoas como Cruella a caminhar em uma corda bamba entre a bondade que veio da sua mãe e do acolhimento de ser recebida pelos meninos na família e, a maldade explorada por ver alguém que amava ser morta diante dos seus olhos e que a fama, o glamour, estilo e ser a melhor tem o seu preço.

Estratégias de Marketing utilizadas para reforçar a sua marca 

Cruella - Marketing
  1. Desperte a curiosidade 

Cruella utiliza o gatilho mental de antecipação para atrair atenção do público sobre as novidades que estão por vir como uma forma de esquentar e estimular a curiosidade a fim de mantê-los interessados pelo seu produto.  

Esse intuito de prometer lançar uma novidade desperta o desejo e instiga a querer saber cada vez mais sobre o próximo projeto para não querer ser pego de surpresa. 

Cruella faz uso dessa estratégia ao criar um suspense para o lançamento da sua marca, depois de estar antenada com o seu ramo, a sua marca e como a sua rival trabalha e divulga a sua marca por já ter feito parte da equipe. 

  1. Forme sua base de contatos 

Como qualquer empreendedor ou profissional é necessário estar sempre em contato com as pessoas da sua área e relacionada para formar uma conexão para que ocorra uma integração de valor.  

O networking é uma das estratégias mais importantes do Marketing por ser o alicerce de unir as pessoas para um propósito em comum, pois ele trabalha de abrir oportunidades para você conhecer as pessoas certas no mercado.  

Cruella recorreu a sua amiga jornalista que já foi humilhada pela Baronesa Von Hellman para preparar a sua chegada na mídia e esquentar os leitores da estreia da nova estilista rebelde e oposta de tudo que a sua rival emprega como o clássico de suas coleções, onde não há uma perspectiva inspiradora.

  1. Deixe a sua marca conhecida 

Com o lançamento da sua marca e tendo projeto já estruturado, o trabalho continua para fazer a divulgação e não ser apenas um evento pontual. 

Cruella espalha o seu nome pelos quatro cantos da cidade a fim de tomar o seu nome por conhecido, mesmo que de uma forma inconsciente na concepção das pessoas como um eco que vai ganhando força em uma caverna.  

Ela faz estratégias para saber cada passo da mídia, principalmente, quando eles estão concentrados na sua rival, assim poderia roubar cena e mostrar tanto para o público quanto para a imprensa do que a sua marca é feita e inspirada em temas considerados tabus para serem discutidos e inspirados:  

  • Quando ela faz da roupa dela com os materiais recicláveis, por exemplo jornais; 
  • Ou quando o seu casaco branco pega fogo e se transforma em um vestido de vermelho – algo bem parecido com os efeitos nas roupas do Distrito 12 dos Jogos Vorazes.  

Não é apenas brincar com a sua marca e divulgá-la esperando que as coisas mudem da noite para o dia, mas sempre estar a cultivando e não perder o momento para fazê-la valer tanto para o seu público quanto para si mesmo. 

  1. Fidelize o seu público 

Talvez, seja óbvio para você ou não, mas o que se dá para aprender com o filme da Cruella é que criar uma comunidade e se dedicar a ela é de suma importância para não só vender a sua marca, e sim representar pessoas que se identificam com o que você defende.  

“O povo precisa ter um vilão, então fico feliz em preencher os requisitos”. Cruella. 

Crie a sua comunidade com base em seus interesses, os motivos por ter escolhido tal produto e a sua postura de posicionar, todos esses itens devem ser considerados quando você foca no seu público-alvo e nas estratégias de mantê-lo envolvido com a marca desde curar a sua dor até criar a maior conexão de relacionamento possível com cada membro da sua comunidade. 

  1. Mantenha a consistência em seu posicionamento 

Baseado na estratégia anterior, o seu público se manterá fiel a você se sentirem que a sua essência é verdadeira e não há nenhum tipo de oscilação na sua personalidade ou na forma como administra o seu negócio. 

Não importa o cenário, os seus valores devem permanecer intactos, são eles que te fazem transmitir a verdadeira mensagem que deseja passar sem trapaças, joguinhos ou mentiras.  

Assim, as pessoas sempre vão entender o que você deseja passar para elas para não haver mal-entendidos ou ambiguidade nas palavras ou no jeito como você se expressa.  

“Mas a verdade é que eu não sou a doce Estella. Por mais que eu tentasse. Eu nunca fui. Eu sou Cruella. Eu nasci brilhante, eu nasci má e meio maluquinha. Eu não sou como ela. Eu sou melhor. Enfim, é vida que segue…”. – Cruella.  

A Cruella deixou Estella para trás e a enterrou no passado trazendo à tona a sua verdadeira essência. O seu posicionamento é constante ao apresentar o seu lado rebelde, selvagem, ambiciosa e por pensar grande, não deixando nada pela metade. 

  1. Marketing de Guerrilha  

A última, mas não menos importante estratégia de Marketing é a de guerrilha que tem como propósito mais agressivo para alcançar o topo e adquirir resultados de maneira mais rápida.  

O Marketing de Guerrilha é, basicamente, colocar lenha na fogueira por expor uma marca, seja ela sua rival ou não. Tem como objetivo mostrar porque a sua é melhor e pode ser utilizada de várias maneiras, tanto como roubar a cena quanto criar memes de humor que não façam uma boa publicidade para quem visa atingir.  

“Mantenha os inimigos por perto! Voilà! Cruella passou muito tempo em uma caixa. Agora é a Estella quem vai fazer participações especiais”.Cruella. 

Cruella não tem medo de utilizar esse tipo de estratégia mesmo que a sua marca seja nova como a sua apresentação no mundo da moda. Ela calcula estar cinco passos à frente da Baronesa para não ser pega desprevenida e ofuscar de todas formas que puder para atrair a atenção para si.  

O que ela faz é saber como a sua rival pensa e age, principalmente, por ter a vantagem de já ter trabalhado na sua empresa, portanto, assume a fama de estrategista e antes que a Baronesa Von Hellman possa tomar uma atitude, Cruella já entrou em cena, expôs a sua marca de forma brilhante e fez uma saída grandiosa.  

Ao usar essa estratégia, de duas a uma: 

Ou você é ousado e sonha em alcançar o topo utilizando o estalar do Thanos; 

Ou pensou em cada passo para não deixar um ponto sem nó e já tem tudo friamente calculado.  

Segundo a Rock Content, o Marketing de Guerrilha serve para ser chamativo e difícil de ser ignorado pelo público, além de fazer uma provocação para que revejam os seus hábitos ou medir poder com seu concorrente.  

Saiba mais! 

Cruella - Marketing

Cruella não esperou as oportunidades caírem no seu colo, ela foi atrás da sua missão e a fez acontecer com estilo e glamour. Não deixou nada pela metade e ainda teve a coragem de enfrentar o seu passado para construir o seu futuro – mesmo que para isso fosse necessário fazer sacrifícios ao longo da sua jornada. 

O propósito é sintonizar o entretenimento com lições que você poderá levar para a sua vida e para o seu negócio, principalmente, quando o seu intuito é melhorar a sua marca e se posicionar no mercado em que atua.  

“Desde cedo, eu percebi que via o mundo de um jeito diferente de todos os outros. Isso não agradou algumas pessoas.” – Cruella.

Gostou do artigo glamoroso inspirado nesta vilã icônica para colocar em prática as estratégias do Marketing em seu negócio, leia mais em Investidores S/A

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