logo
Cartão de crédito

Como diminuir o uso de cartão crédito ?

É importante entender que o cartão de crédito não é uma renda extra ou uma extensão do seu salário, mas também uma linha de crédito concedida por uma instituição bancária, e por isso deve ser utilizado de forma racional.

Listamos a seguir uma série de dicas que o ajudarão a usar seu cartão de crédito com responsabilidade, a fim de maximizar seus benefícios e evitar dívidas:

Selecione o cartão de crédito mais adequado : Use um cartão de acordo com suas necessidades, gostos, preferências ou itens de interesse (supermercados, farmácias, postos de gasolina, lojas de departamentos, dinheiro de volta ou pontos) que lhe proporcionam benefícios.

Você já ouviu falar que deve manter a utilização do cartão de crédito abaixo de 30%. Neste artigo iremos explicar por que isso é importante e como você pode fazer isso.

A utilização de seu crédito, a porcentagem de seu limite de crédito que você está usando, é um dos fatores mais importantes na determinação de sua pontuação de crédito. 

Uma vez que uma alta taxa de utilização pode indicar que você terá problemas para pagar suas contas em dia, uma taxa de utilização mais baixa é geralmente a melhor para sua pontuação de crédito.

Existem várias maneiras de alterar seu saldo ou crédito disponível. O que se segue pode ajudá-lo a melhorar a sua taxa de utilização de crédito e, consequentemente, o seu crédito.

As taxas de utilização de cartão de crédito (também conhecidas como taxas de utilização de crédito) são relativamente fáceis de calcular. Primeiro, encontre o limite de crédito em sua conta de cartão de crédito. Em seguida, divida o saldo do seu extrato mensal pelo seu limite de crédito, e essa será a sua taxa de utilização de crédito.

Por exemplo, se você tiver um limite de crédito de $5.000 e gastar $1.000 durante o período de faturamento, sua taxa de utilização de crédito será de 20% ($1.000 divididos por $5.000; multiplique esse número por 100 para obter a porcentagem).

Se você tiver vários cartões de crédito, poderá combinar os saldos e dividir esse número pelos limites de crédito combinados para encontrar o índice de utilização de crédito geral.

Reduzir o índice de utilização do crédito pode ser uma ótima maneira de impulsionar o crédito.

Ao contrário de outros fatores de pontuação de crédito, “a utilização é uma ferramenta poderosa para melhorar seu crédito em um curto espaço de tempo”, disse Sarah Davies, vice-presidente executiva de análise, pesquisa e gerenciamento de produto da Vantagem Score.

Pode levar meses ou anos para que sua pontuação seja recuperada após um pagamento atrasado ou falência. No entanto, “se você pudesse pagar todos os seus cartões de crédito em um mês, seu crédito poderia melhorar drasticamente”, diz Davies.

Esteja você procurando um impulso rápido ou quer aprender como manter um bom crédito, aqui estão seis maneiras de reduzir sua taxa de utilização de crédito.

Planeje suas despesas

Não gaste indiscriminadamente. Planeje e controle as compras que você faz com o seu cartão, e defina os tipos de despesas que irá utilizá-lo. Por exemplo: compra de alimentos, combustível, pagamento de serviços e outros tipos de pagamentos mensais que geralmente estão dentro do seu orçamento e tendem a ser fixos. Não exagere!

Aproveite as promoções e descontos

Use seu cartão de crédito na época de descontos em lojas e lojas, aproveite as promoções ou benefícios concedidos no seu cartão, por exemplo: 2×1, desconto no resgate de pontos ou financiamento extra.

Limite do cartão

Recomenda-se que o limite do seu cartão de crédito não exceda a sua renda. De preferência, o que você consome deve ser aproximadamente 50% de sua renda. Evite afetar sua capacidade de crédito; Se você não tem liquidez suficiente, analise quanto pode consumir com seu cartão de crédito considerando as condições que a instituição bancária lhe concede para efetuar o pagamento.

Pagamento em dia

Efetue o pagamento do seu cartão antes do prazo. Isso evitará o pagamento de multas e multas por atraso na recuperação de crédito, além dos juros normais, e que aumentam seu custo de financiamento e sua dívida.

Valor do pagamento: tente pagar o saldo total do seu cartão

Caso contrário, os pagamentos devem ser superiores ao pagamento mínimo. Tente fazer pagamentos de pelo menos 25% do valor devido. Isso ajudará a reduzir o custo de financiamento e evitar o cansaço da dívida – você paga e sente que sua dívida não está diminuindo.

Não use financiamento extra ou saques em dinheiro para despesas correntes : não é conveniente usar esses tipos de serviços que seu cartão de crédito oferece para despesas correntes, como: roupas, viagens, viagens a restaurantes ou outros tipos de bens e serviços não duráveis.

Por outro lado, é preferível utilizá-los para a compra de bens duráveis ​​(linha branca, linha preta, placas de veículos, ferramentas e outros), sendo fundamental considerar o custo do financiamento e as comissões a pagar.

Limite do cartão: Recomenda-se que o limite do seu cartão de crédito não ultrapasse o seu faturamento, de preferência deve ser em torno de 50% do total, para que esteja dentro de sua capacidade de pagamento, não afete sua liquidez ou solvência, além disso para tornar sua dívida sustentável.

Use os pontos para pagar o seu cartão: Uma forma de usar os pontos obtidos é pagando o saldo devedor do seu cartão, de forma a reduzir o seu débito e aumentar a sua disponibilidade.

Não ultrapasse o limite do seu cartão de crédito: Evite sobretaxas por ultrapassar o seu limite, pois isso pode restringir o uso do seu cartão de crédito em caso de emergência ou imprevisto, por isso é aconselhável manter um saldo disponível.

Pagamentos automáticos: Se você é uma pessoa muito ocupada ou sem noção, este tipo de serviço é conveniente para você fazer pagamentos em dia e evitar interrupções no serviço ou ficar em mora.

Pague seu saldo com antecedência

Uma questão complicada sobre as taxas de utilização de cartão de crédito é que seu uso depende do saldo que o emissor do cartão informa às agências de crédito, não de quanto você gasta a cada mês. Essas duas figuras nem sempre são iguais.

Além disso, seu emissor pode nem mesmo se reportar às três principais agências de crédito, Equifax, Experian e TransUnion e, em alguns casos, pode não se reportar a nenhuma delas .

Os emissores geralmente relatam o saldo no final de seu ciclo de faturamento.

No entanto, alguns emissores podem enviar dados para todos os titulares de cartão ao mesmo tempo a cada mês, independentemente de quando seu ciclo de faturamento termina. É melhor perguntar ao seu emissor para ter certeza.

Isso significa que o emissor pode relatar o saldo do ciclo de faturamento antes de você pagá-lo. Este saldo será adicionado à sua utilização de crédito.

No entanto, se você pagar parte ou todo o seu saldo antes que os emissores relatem seu saldo durante o ciclo de faturamento, sua taxa de utilização de crédito para esse cartão diminuirá.

Reduza suas despesas

Se você está lutando para saldar dívidas de cartão de crédito e não pode pagar antecipadamente, no todo ou em parte, pode ajudar a parar de usar seus cartões de crédito para fazer compras. Caso contrário, suas novas compras podem compensar seus pagamentos e sua taxa de utilização de crédito não diminuirá.

Mude para um cartão de débito ou dinheiro para suas compras regulares e, conforme você faz pagamentos com cartão de crédito para saldar dívidas, sua taxa de utilização de crédito pode cair.

Pague seus cartões de crédito com um empréstimo pessoal

Como os índices de utilização de crédito são um reflexo do uso do crédito rotativo, você pode tomar um empréstimo pessoal , pagar seus cartões de crédito e transferir a dívida para um empréstimo parcelado (potencialmente a uma taxa de juros menor do que seus cartões de crédito).

Um empréstimo a prestações é aquele que é reembolsado com um determinado número de pagamentos programados ao longo do tempo. Os tipos de empréstimos parcelados incluem empréstimos para compra de automóveis, hipotecas e empréstimos pessoais.

No entanto, esse método tem várias desvantagens. Você terá que se qualificar para o empréstimo e poderá ter que pagar taxas de originação pelo dinheiro emprestado.

E para obter as melhores taxas de juros em um empréstimo pessoal, você precisa de um crédito excelente (além de outros fatores). Se você tiver crédito razoável ou ruim, a taxa de juros do seu empréstimo pessoal pode ser maior ou menor do que a do seu (s) cartão de crédito.

Aumente seu limite de crédito

Outra forma de melhorar o índice de utilização do crédito é aumentar o limite de crédito .

Você pode ligar para o emissor do seu cartão de crédito para solicitar um aumento do limite de crédito ou pode aplicar online. O emissor do seu cartão pode ter critérios que você deve atender, como ter a conta por um período específico de tempo.

O credor provavelmente baseará sua decisão no uso do cartão e no histórico de pagamentos, portanto, se você tiver um histórico de pagamentos atrasados, é improvável que eles aprovem um aumento de limite.

Solicitar um aumento do limite de crédito pode resultar em uma verificação difícil , mesmo se o emissor não aprovar sua solicitação. O cheque pode reduzir um pouco seu crédito, dependendo do restante do seu crédito, embora esse impacto possa variar muito dependendo do restante do seu crédito. 

Por exemplo, se você tem um pouco histórico de crédito, uma verificação pesada pode afetá-lo mais.

Obtenha um novo cartão de crédito

Outra forma de aumentar o crédito disponível é abrir um novo cartão de crédito.

Você não saberá necessariamente qual será o limite de crédito até que ele seja aprovado, pois depende do emissor levar em consideração vários fatores, como sua receita e seu histórico de crédito. Alguns cartões podem ter um limite mínimo de crédito.

Por exemplo, alguns cartões Visa Signature® e World Elite Mastercard® têm um limite mínimo de crédito de $5.000. Mas mesmo com esses tipos de cartão, o limite mínimo pode depender do cartão ou do emissor e você não necessariamente obterá um limite de crédito alto.

Assim como ocorre com a solicitação de um aumento do limite de crédito, a solicitação de um novo cartão geralmente resulta em uma verificação difícil, independentemente de o emissor aprovar sua solicitação.

 Não feche cartões não usados

Ao tomar medidas para colocar seu crédito em ordem, você pode querer colocar suas finanças em ordem fechando os cartões de crédito que você não usa com frequência.

Embora isso torne o gerenciamento do seu dinheiro mais fácil, o fechamento de uma conta também pode diminuir o crédito total disponível e aumentar o índice de utilização do crédito.

Davies diz que o impacto do fechamento de uma conta depende do modelo de pontuação de crédito. Por exemplo, alguns modelos de pontuação de crédito podem levar em consideração a idade da conta aberta mais velha. Se você fechar essa conta, sua pontuação de crédito poderá cair.

É imprescindível o uso adequado do cartão de crédito, pois você pode utilizá-lo como referência de crédito quando precisar, além de ser fundamental para viagens ou para obter alguns dos benefícios mencionados acima.

Gerenciar sua taxa de utilização de crédito pode ser uma maneira fácil de ajudar a melhorar e manter seu crédito. Concentre-se em ambas as partes da equação – seu saldo e seu limite de crédito, e procure maneiras de diminuir e manter um índice baixo para o melhor impacto possível.

Embora a recuperação de um pagamento atrasado ou outra marca negativa possa levar meses ou anos, a redução do índice de utilização de crédito pode levar a uma melhoria rápida e significativa em seu crédito.

Saiba mais !

Cartão de crédito

Como já falamos no artigo, o cartão de crédito nada mais é do que uma ferramenta. Logo, se for utilizado com o devido cuidado e planejamento financeiro, pode te ajudar bastante para acelerar o processo rumo à tranquilidade financeira.

Controlar os gastos no cartão de crédito é essencial para ter uma vida financeira saudável. Siga essas dicas e confira no seu dia a dia impactos positivos.

Leia mais artigos como esse em Investidores S/A.

Categorias